Os desafios do Home Office

home office

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A rotina mudou, paradigmas estão sendo quebrados, e esse processo nos convida a inovar e reinventar a forma como realizamos nossas tarefas. Essa é a realidade trazida pelo COVID-19. 

E como fica a gestão do tempo e dos relacionamentos em meio a tudo isso?

Antes precisávamos administrar o tempo para estarmos em lugares diferentes, com papeis diferentes e assim darmos atenção aos diversos níveis de relacionamento que possuímos (família, amigos, equipe de trabalho, etc.). Agora temos que administrar todos esses relacionamentos no mesmo ambiente, por muitas vezes ao mesmo tempo. Aí vem a pergunta: como eu vou conseguir?

A verdade é que não existe uma receita de bolo, pois todos somos seres diferentes em nossas personalidades, ideais e expectativas. Dito isso, compartilharei um pouco do meu aprendizado sobre o tema nos últimos 69 dias (sim já faz tudo isso que estou em casa).

Meus desafios: equipe de trabalho, clientes, marido, criança de 9 anos, cachorro e vizinhos (casa da minha irmã).

Para lidar com o novo contexto o primeiro passo foi estabelecer uma rotina, com local e horário de trabalho definidos. Tentamos seguir o mesmo horário de trabalho praticado quando íamos ao escritório e sempre que preciso fechamos a porta do nosso espaço, especialmente para os momentos de maior concentração e privacidade.

É claro que a criança, o cachorro e demais membros da família querem atenção, então tivemos que ser flexíveis, realizando algumas pausas no trabalho durante o dia para programar atividades específicas com cada um, o que contribuiu bastante para a adaptação. Já tivemos: sessão de cinema, noite do vinho, campeonato de jogos de tabuleiro, cozinhamos juntos, entre outras atividades. Uma ideia legal foi envolver as crianças na escolha de receitas para fazermos juntas como forma de entretenimento em família.

Quanto aos colegas de trabalho e clientes é importante que exista um preparo para o momento das atividades laborais, portanto, ficar em um lugar tranquilo e com fundo organizado ou clean para as reuniões virtuais, manter o cuidado com a apresentação pessoal e se comunicar com clareza lhe ajudarão a ter mais foco e produtividade em suas tarefas, como também temos que ser flexíveis e entender que em algum momento pode sim aparecer uma criança ou mesmo um adulto, pode haver barulhos inesperados, uma queda de conexão e “está tudo bem”, pois todos estamos nos adaptando a esse “novo normal”.

Para finalizar, é fundamental manter o cuidado com nossa saúde mental, nesse período optei por manter as sessões de terapia no formato online e tem sido de grande ajuda. Afinal é normal aumentar a incidência de ansiedade, insegurança e incertezas em momentos como o que estamos vivendo. Busque ter um momento para fazer coisas que te relaxam e renovam suas energias. Seja meditação, atividade física, assistir um filme ou série, jogar, acessar as redes sociais ou aproveitar momentos de ócio criativo. Se permita! O mundo precisa de cada um de nós.

Mais conteúdo para você

Nós podemos ajudar sua empresa a crescer!

Fale agora com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções.